POR QUE CRIAMOS UM BLOG?

Este blog é uma iniciativa nossa, das/os educandas/os da Associação da Casa Familiar Rural de Candói - PR.
Nossa intenção é divulgar a organização da CFR, os estudos, as propostas pedagógicas, as experiências, os cursos dos quais participamos, as visitas de estudo, as atividades técnicas, os desafios que temos, em fim, a nossa caminhada juntamente com as nossas famílias, a Associação CFR, as/os educandoras/es, os monitores, as parcerias e demais companheiras/os que trabalham conosco na ACFR e na Casa Familiar Rural.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

VISITA DE ESTUDOS (VE) DA 1ª SÉRIE DA CFR A UMA COMUNIDADE FAXINALENSE NO TURVO/PR -26.10.10

Recepção e mística de abertura no Faxinal Saudade de Santa Anita.


Por Tatiane Fernandes dos Santos.
          "O que me impressionou mesmo nesta VE foi a organização da comunidade faxinalense e a recepção que eles fizeram conosco.
          É muito interessante o modo de vida deles, pois têm uma simplicidade, que hoje em dia é difícil se encontrar.
          Na hora que chegamos lá confesso que não entendi nada do que estava acontecendo... Tinha uma mesa repleta de verduras, sementes e uma bíblia aberta. Foi então que percebi que eles têm o costume de fazer uma mística, prática que executam em cada encontro que realizam (acompanhada de um versículo da bíblia), que relata algo sobre a vida deles.
          É muito interessante porque ao mesmo tempo que você está lá, representa que você está em outro lugar. Porque é tanta coisa interessante para se observar, que às vezes você fica sem palavras para explicar tanta beleza e costumes cultivados a tantas décadas, por famílias que querem mudar agroecologicamente, dentro de um mundo tão "mal resolvido".
         Eu percebi que ser um faxinalense não é ser apenas um membro do grupo, mas ser mais um contribuinte para a mudança de hábitos que são ofensivos contra a própria Natureza mesma.
          Parabéns para todos os faxinalenses! Que continuem esse trabalho maravilhoso, pois quem sabe assim o mundo se conscientiza com tantas oportunidades de mudança".
Parte dos visitantes em Faxinal Saudade de Santa Anita.

Um comentário:

SERGIO BUCCO disse...

Parabéns Tati pelo artigo! Tu conseguiste perceber a essência desta visita em que realizamos juntos. Realmente a primeira impressão era de que estivéssemos perdidos...
Mas aos poucos uma realidade maravilhosa de vida, organização e luta foi se desvelando ante de nossos olhos. E percebemos a resistência daquela comunidade que está rodeada de gente querendo ver suas florestas, suas cercas, sua biodiversidade e forma de subsistência derribadas no chão!
Continue assim no esforço desta caminhada, sem se deter nas coisas secundárias que querem te desviar do foco de tua formação e objetivos! Abjçs!!!