POR QUE CRIAMOS UM BLOG?

Este blog é uma iniciativa nossa, das/os educandas/os da Associação da Casa Familiar Rural de Candói - PR.
Nossa intenção é divulgar a organização da CFR, os estudos, as propostas pedagógicas, as experiências, os cursos dos quais participamos, as visitas de estudo, as atividades técnicas, os desafios que temos, em fim, a nossa caminhada juntamente com as nossas famílias, a Associação CFR, as/os educandoras/es, os monitores, as parcerias e demais companheiras/os que trabalham conosco na ACFR e na Casa Familiar Rural.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

II ENCONTRO DE AGROECOLOGISTAS NA ELAA - LAPA/PR

F. Schons.
ELAA -Lapa - Pr.
          Da CFR de Candói fomos em dez associados/as (ACFR) para a Escola Latino Americana de Agroecologia (nos dias 12 e 13/11/2010) e participamos do II ENCONTRO DE AGROECOLOGISTAS. Nos acompanhou o Sr. Renato I. Schons (pai de nosso companheiro Rafael, da 1ª série). Tivemos o apoio da Prefeitura Municipal de Candói, que com presteza nos cedeu o microônibus para nos levar até Guarapuava (e trazer de volta), onde fizemos a conexão com ônibus de Bituruna.





Lediane, Tatiane e Luciana.

Depoimentos

          "O tema deste II Encontro foi Manifestando Nossa Existência, Organizando a Resistência e Produzindo Sabedoria. Me chamou a atenção foram as oficinas das quais participamos, como Cores da Terra e Homoterapia. Cores da Terra nos ensinou a fazer tinta com o próprio solo. A terra homogênea é a mais recomendada. Ex.: terra preta ou terra argilosa. A homoterapia desenvolve a cura com elementos da própria doença, como por exemplo usa-se o carrapato preparado com alcool para combater carrapatos." Lediane Fatima Lima de Oliveira

F. Shons. Mística de abertura
          "Este encontro teve como objetivo proporcionar o intercâmbio de agroecologistas de outras cidades, regiões e países. E o que me chamou a atenção foi a organização da ELAA e a recepção feita pelos estudantes e monitores aos educandos, agroecologistas e estranjeiros.
          Fiquei impressionada também com o 'banheiro seco'. Penso que todas as escolas deveriam adotar este método ecológico de condução dos dejetos humanos.
          Em apenas dois dias aprendemos coisas que talvez em um ano não teríamos aprendido em outro lugar! Neste local eu me impressionei com o modo de vida (o jeito de pensar) e conversando com velhos agroecologistas podemos entender o quanto é necessário sermos agroecológicos.
          Eu não podia deixar de comentar sobre a 'noite cultural' que, como sempre, é muito boa. Confesso que foi muito mais interessante do que outras que já participei. Além de boa, foi educativa. E fomos nós, as quatro meninas (da CFR) que começamos dançar, porque os homens estavam um pouco tímidos." Tatiane Fernandes dos Santos



Encontro de educandos das CFRs
           "Através dessa viagem conhecemos um lugar diferente e muito interessante. Cada um que esteve lá tem uma história pra contar. Conhecemos diversas pessoas e com algumas trocamos experiências que realmente não eram comuns. O lugar não é muito grande, mas é o suficiente para 62 futuros tecnólogos que ali estudam, aprendem e se preparam para o mundo do trabalho.
          O gaúcho Juliano (Sasá) apesar de ser um estudante, é responsável pela manutenção da escola (ELAA) e pela organização geral. Comentou que para ele não foi muito fácil conviver com pessoas de línguas e culturas diferentes, mas que agora ele convive normalmente.
          Deste modo fomos um bom tempo conversando, pois para nós aquela fala foi de grande valor. Ah, conhecemos também o 'banheiro seco', no qual a água é substituida por serragem e os papéis são colocados em local apropriado. Também achei interessante como é a caixa d'água. É formada por espumas derretidas no fogo.

25 anos de História!


           No Alojamento Antonio Tavares, onde ficamos em 14 mulheres, de diversos lugares, inicialmente não foi muito bom, pois éramos todas estranhas, mas depois até alimentos estávamos repartindo.
          Não posso deixar de falar, é claro, da noite cultural, onde animamos a festa com nossas loucuragens e danças, e das oficinas realizadas que foram muito  esclarecedoras e educativas." Luciana Fernandes de Oliveira   




Plenária do Encontro...

          "Na ELAA residem estudantes de vários Estados do Brasil e de outros países. Um dos locais onde foram proferidas as conferências era uma tenda montada na parte externa dos prédios da escola. O evento contou com a presença de aproximadamente 400 pesoas, que fazem parte de movimentos sociais novos, de movimentos sociais dos povos tradicionais, entidades e organizações sociais e de CFRs. 
          No último dia esteve presente no encontro o Professor Jose Lemos, recém eleito Deputado Estadual do PR, quando ele manifestou o seu apoio e do Deputado Federal  Dr. Rosinha ao Movimento da Agroecologia na Lapa e no Paraná." Everton Foletto Amorin      

Um comentário:

SERGIO BUCCO disse...

Parabéns meninas (os) pela participação tão bonita neste evento. Ainda estamos esperando a contribuição dos demais, das oficinas que participaram, dos relatos de suas experiências! Mega abjç. a cada uma/um!!!