POR QUE CRIAMOS UM BLOG?

Este blog é uma iniciativa nossa, das/os educandas/os da Associação da Casa Familiar Rural de Candói - PR.
Nossa intenção é divulgar a organização da CFR, os estudos, as propostas pedagógicas, as experiências, os cursos dos quais participamos, as visitas de estudo, as atividades técnicas, os desafios que temos, em fim, a nossa caminhada juntamente com as nossas famílias, a Associação CFR, as/os educandoras/es, os monitores, as parcerias e demais companheiras/os que trabalham conosco na ACFR e na Casa Familiar Rural.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

1º Salão Estadual da Juventude Rural

Por Solange Mis Zelinski
           No dia 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro de 2010, foi realizado em Bocaiúva do Sul-PR (na chácara Castelinho),o 1º encontro da juventude do campo. Representando a CFR de Candói estávamos Vagner (monitor) e Solange  (educanda).
           O objetivo do encontro foi estabelecer políticas públicas de incentivo aos jovens para que permaneçam no campo e fortaleçam a Agricultura Familiar, entre outros assuntos de interesse juvenil.
           Os jovens, quando questionados sobre o que seria prioridade para que permanecessem no meio rural, apresentaram na maioria como uma das respostas: Geração de renda fixa mensal. Para isso com certeza, se necessita de maior apoio de governos e entidades parceiras. Por que o jovem prefere morar na cidade? Será que é porque na cidade o salário é fixo e mensal? Porque tem direito a férias e descanso no final de semana? Ou porque as opções culturais urbanas são melhores? Se as pessoas na zona urbana têm esses direitos, por que nós pequenos agricultores jovens não temos?
          Talvez a falha não seja do governo ou de qualquer entidade e sim nossa, da falta de organização para fazermos mobilizações e pararmos de produzir. Se isso viesse acontecer, aqueles que não dão valor ao pequeno agricultor, passariam a dar importância a tudo aquilo que se põe na mesa no dia a dia, veriam que sem nós não há produção de alimentos para saciar a fome daqueles que vivem na cidade. E talvez assim as opções de lazer, de geração de renda, entre outros, não fossem exclusividade de quem vive na cidade.
         Nossos agradecimentos à ARCAFAR-SUL,a EMATER que organizou o evento, àqueles que nos apoiaram, à CFR pela oportunidade,  aos funcionários do hotel fazenda Castelinho e a todos aqueles amigos inesquecíveis que fiz por lá. Muito Obrigada!

Um comentário:

SERGIO BUCCO disse...

Participar destes eventos traz o compromisso de reverter em ações!
Não basta sabermos, temos que colocar em ação nossos conhecimentos! Aposto muito em vocês! Abjçs!!!